- Ano: 2014
Descrição enviada pela equipe de projeto. A rede de restaurantes Cofoco, de Copenhague, reuniu algumas das maiores mentes criativas da cidade — Lars Larsen (fundador do Kilo) Jonas Hartz (Hz), e os sócios do escritório BIG, Jakob Lange e Bjarke Ingels — para criar o novo restaurante Llama – Restaurante Sudamericano.
Llama é um dos primeiros restaurantes da cidade especializado nos sabores sul-americanos. Inspirado na cultura do Peru, Argentina, Bolívia, Equador, Chile e, mais ao norte, no México, o menu conta com pratos como ceviche, anticuchos, carne uruguaia, tacos, e diversos drinks típicos. Contudo, Llama não nega suas raízes nórdicas; o restaurante pretende unir as inspirações sul-americanas com produtos e receitas escandinavas.
Durante muitos anos o espaços que agora recebe o Llama foi um porão escuro e impessoal. Os designers Larsen e Lange criaram um espaço aberto generoso conectado com a cidade. As paredes e pisos são revestidos por ladrilhos mexicanos produzidos manualmente, fundindo influências de design latino-americanas com a sofisticação de Copenhague.
O projeto de interior apresenta muitos elementos de força - ladrilhos coloridos, mobília escura e luminárias metálicas - que juntos criam uma interessante configuração espacial para o restaurante.
"Do ponto de vista arquitetônico, penso que fizemos uma impressionante transformação - a ideia central de mesclar duas culturas transformou uma interpretação da tradição vernacular latino-americana em um espaço público contemporâneo para Copenhague", comentou Jakob Lange, do BIG.
Lars Larsen complementa as observações de Lange: "Llama é o produto de um grande grupo criativo que tinha a ambição de criar um poderoso espaço social no meandro entre a América do Sul e Copenhague - o exuberante e o discreto se unindo para gerar um restaurante de atmosfera internacional com raízes na herança escandinava."
O interior do restaurante foi projetado para receber, confortavelmente, 180 pessoas duas vezes por noite. Há três diferentes espaços de jantar e um bar, que é o centro pulsante do lugar.